Hoje, veremos como encontrar o sofá certo para a estética e as necessidades de design da sua sala. Mais do que apenas o assento necessário, um sofá é indiscutivelmente o elemento mais importante em uma sala.
O sofá é uma âncora para todos os outros objetos, disse Ryan Schultz, co-fundador da Medley, uma empresa de móveis ecológica com sede em Los Angeles.
“Eu vi salas em que o sofá é mais neutro em cores e estilos, e monocromático para combinar bem com outros móveis. Também vi sofás arrojados e brilhantes como centro das atenções. Sendo a peça mais usada na sala, geralmente é mais fácil começar com o sofá e construir a partir daí ”, disse Schultz.
Veja também:
- 6 truques simples para tornar sua sala de estar muito maior
- Boho: 10 sofás que farão sua sala de estar ter o estilo dos sonhos
- Tie-dye: antes e depois de um sofá. Como fazer o tingimento do momento!
Portanto, para obter conselhos sobre sofás com estilo, siga estas dicas dos profissionais:
Material
Têxteis com um tecido sutil e texturizado se sustentam do ponto de vista do design e são confortáveis, o que é importante, considerando o quanto você estará sentado nele. Além disso, mesmo fibras 100% naturais podem suportar um uso mais pesado com cânhamo, linho, linho e lã, provando que podem durar.
“Se a cor o assusta, escolha tons neutros como base para a sala. Existem muitos tons de cinza e marrom com tecidos interessantes e tons quentes que oferecem profundidade. Geralmente, eu me inclino para sólidos e texturas para peças maiores e uso almofadas, mantas e outros itens menores em cores ou estampas ousadas.” – Ryan Schultz.
Considere cor
Pense em profundidade. Ou seja, o tamanho do seu sofá depende do layout do seu cômodo e da função que você deseja que ele atenda. Então, o número de pessoas que seu sofá pode acomodar confortavelmente depende do comprimento e do número de almofadas de assento. Normalmente, você deve alocar uma almofada por pessoa.
Encomende as amostras primeiro e teste-as contra os derramamentos mais comuns, como café ou vinho tinto, para ver a resistência a manchas. E olhe para eles algumas horas diferentes do dia. Lembre-se de que materiais mais leves refletem cores fortes na parede. Por exemplo, se você estiver pintando suas paredes com um azul marinho, tons azuis em tecido para estofados aparecerão mais. Da mesma forma, se suas paredes são branco, o contraste entre paredes brancas brilhantes e um tecido leve com tons cremosos parecerá mais dramático.
Decida com estilo
O material, a forma, o tamanho e a composição do sofá são muito importantes. Algumas pessoas querem afundar no sofá e outras querem uma sensação mais firme. Conheça a profundidade que você precisa para se sentir confortável.
Ele deve ter o estilo da sua casa ou contrastá-lo. Se você mora em uma casa vitoriana histórica com molduras originais e tetos altos, um sofá elegante pode parecer uma obra de arte. Por outro lado, se você mora em um espaço contemporâneo, com molduras e história mínimas, as curvas parecerão convidativas.
Se o sofá for adornado nas costas ou com muitos detalhes, um tecido sólido pode realmente ser bonito e aprimorar a silhueta. Se o sofá não tem personalidade, um padrão selvagem pode mudar a peça e o espaço.
Veja também:
- 5 ideias impressionantes e baratas para transformar seu sofá velho
- 7 requisitos indispensáveis na hora de escolher um sofá novo
- Corona: três dicas para higienizar o sofá em casa
- Como limpar sofá com produto caseiro
O tamanho da sala
Escolher um estilo de sofá pode ser uma ótima maneira de ditar a vibração do seu espaço. Caso você esteja procurando um sofá para uma sala de estar mais formal, opte por um apoio nas costas com os braços arredondados.
No entanto, se o sofá for para uma sala de estar mais família, opte por um com almofadas soltas atrás e um assento mais profundo para se aconchegar.
Se você é uma família com filhos, é amante de animais ou gosta de vinho tinto, considere um tecido resistente. Se o seu sofá estiver com pouco espaço, escolha a estampa que você está procurando ou um belo veludo vintage.
Para visualizar o tamanho da peça no seu espaço, use fita adesiva para marcar as dimensões do sofá no chão. Isso permite que você visualize a escala geral e verifique se todas as passagens estão limpas.
Dê destaque
Como o sofá geralmente é o item mais substancial da sala, escolha-o primeiro. A mesa de centro e os elementos voltados para o sofá podem ser comprados posteriormente.
Além disso, para uma elegância mais discreta, os tecidos mistos compostos por lã e algodão podem ser chiques e confortáveis. Um tom marfim nunca é um erro com uma paleta mais ampla de verdes, rosas ou tons de terracota.
Almofadas com cuidado
Por fim, um sofá bem estilizado pode realmente ser o melhor ou o pior de uma sala. Portanto, para uma sala mais formal, onde você entreterá outras pessoas, escolha um sofá de conversação que tenha uma profundidade menor para sentar-se na vertical e que seja mais fácil entrar e sair.
No entanto, para salas menores, um banco pode funcionar bem para mais gente.
Imagens: Reprodução
Veja também:
- Sofá com compartimento interno: 7 maneiras de aproveitar espaço
- Poltrona: como escolher o modelo certo para cada ambiente
- Tapete: 6 dicas que você precisa saber antes de comprar o seu
- Como limpar fogão e a tampinha dele passo a passo
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br